quarta-feira, 27 de maio de 2009

the X file


Estava eu a a consultar o meu horóscopo, para ver o que os astros me reservam para o mês de Junho, e eis que me surpreendi ao ler: "(...) fantasmas do passado podem reaparecer (...) no amor, terás que que fazer uma limpeza a fundo e esquecer velhas relações (...)". Como se isto fosse algo assim tão simples. Como esquecer alguém que nos magoou? Seria tão bom consegui-lo.
Devia existir um local onde pudéssemos colocar toda a nossa bagagem emocional, como que uma zona de arquivo para relacionamentos antigos. Se alguém souber da existência de tal sitio, por favor partilhe o endereço. Isto seria deveras algo de muito útil, mas na vida real temos de encarar estes acontecimentos passados e aprender a viver com eles.
Pessoalmente não acredito em fantasmas, mas que os há, há! Todos temos os nossos. Pessoas que nos feriram os sentimentos de tal maneira, que a sua presença parece perseguir-nos para onde quer que vamos, tornando-se impossível esquecer. Para mim, passado é passado e deve permanecer no passado. O meu tem-me atormentado nos últimos anos, talvez porque não me foi dada a possibilidade de ter "closure", um ponto final. Muita coisa ficou por dizer, por escutar.
Questiono-me frequentemente sobre se já esqueci, se já virei a página? Sinto que ainda estou no "limbo das relações passadas" e isso não me agrada. Não posso permitir que esta situação interfira nas minhas relações futuras. Quero poder voltar a confiar os meus sentimentos em alguém, perder o medo de me magoar outra vez.
Doeu muito da última vez e como o célebre ditado diz: "gato escaldado, de água tem medo". Espero honestamente vir a poder reparar todos os meus danos emocionais. Recuso-me a estar a revisitar constantemente o passado!
Há já algum tempo que pretendo abordar este assunto. Relatar um acontecimento que me ocorreu no dia 24 de Dezembro do ano passado. Estava tranquilamente a almoçar com os meus pais e irmão, quando o telefone dá sinal de mensagem. Como estava a saborear um momento cada vez mais raro (ter a família junta para almoçar) e como é habitual nessa data festiva receber aquelas mensagens de boas festas, não liguei. Quando finalmente fui ler a mensagem, os meus olhos não queriam acreditar no que estavam a ver. Algo de muito inesperado aconteceu. Recebi uma sms da pessoa com que me relacionei no passado, onde me era feito um pedido de desculpa pelo mal que me tinha causado. Fiquei sem perceber qual o propósito de tal contacto. Para quê ao fim de 3 anos sem trocar uma palavra, estar agora a tentar uma aproximação, ainda por cima via sms? Não tem qualquer fundamento. Existe um outro ditado que acho que se aplica lindamente a esta situação: shame on you if you fool me once, shame on me if you fool me twice! Existem coisas que não merecem o nosso perdão, não quando tenho plena consciência de que nada fiz para ser tratado daquela maneira. Num curto espaço de tempo fui traído, abandonado e despejado da casa onde vivia, e tudo isto isto via telefone. Sim, porque enfrentar as situações como pessoas adultas não é para todos.
Por isto, áquela sms em que me questionavas: "se eu for para esses lados, encontravas-te comigo?", eu respondo: não, cresce e não voltes a repetir com ninguém o que me fizeste, as pessoas não são objectos que te podes desfazer quando já não os queres mais!
Quando for grande... não vou continuar a olhar para trás!!!

1 comentário:

filipa disse...

Na vida, por muito que se procure um caminho de harmonia, nem sempre ele é facil. Os sonhos e as vontades devem ser a última coisa a desrespeitar. Porém, temos de estar preparados... coisa que com 20 anos nao se está.
Uma vez, numa noite de copos, revoltada por nao obter a atenção da pessoa que me interessava. Eu, praguejando contra a sorte, ouvi alguém dizer: "1000 vezes não para que aconteça 1 sim..."
A ilusão é algo bonito que sei que tens capacidade de a redescobrir. Sei-o porque já to vi fazer... Os fantamas sempre existiram. Todos têm mas os do coração, os que respeitados antes da "outra vida", os que acreditamos e ate cegámos, esses sim, doem a valer.