terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Strike a Pose!

Desde que criei este blog que ando para dedicar um post ao meu maior ídolo musical, Madonna.
É certo que a única vez que falei dela foi para criticar um look que usou numa gala em Nova Yorque. Mas é chegado o momento de lhe prestar o devido tributo.
Madonna é, indiscutivelmente, uma das maiores referências musicais a nível mundial. Provocadora, polémica, transgressora, camaleónica, mãe, humanitária, são todos adjectivos que, de forma muito sucinta, a podem caracterizar.
Acima de tudo Madonna é uma artista, capaz de atrair multidões e de se manter relevante durante décadas no meio musical. Muitas tentaram (e tentam) seguir o seu exemplo na tentativa de se tornarem um ícone, mas sejamos sinceros, Madonna há só uma! Até decidir abandonar o "trono" que ocupa, as apelidadas de "princesas" têm que lutar muito chegar onde ela chegou.
O grande segredo de Madonna reside na sua capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre a par das tendências actuais, e na gestão inteligente da sua carreira, cujas opções são pensadas até ao mínimo pormenor. Muitos dizem que ela "não dá ponto sem nó" e é bem verdade. Ela exerce um controle absoluto em tudo o que se relaciona com o seu nome.
Warren Beatty, no documentário "Thruth or dear", fez uma afirmação que a retrata muito bem: she doesn't want to live off camera! Penso que um dos maiores medos que a persegue é esse mesmo, deixar de estar na ribalta, deixar de ocupar um lugar que conquistou por mérito. Madonna tem dado provas que consegue manter o seu "reinado", a questão que se coloca é: por quanto tempo? A recente obsessão pelo tempo foi materializada na sua recente "Sticky & Sweet Tour", na qual a presença dos relógios foi uma constante, bem como o tic-tac.
As suas músicas possuem grande significado para mim, têm-me acompanhado desde que era criança. Nunca me canso de as ouvir. As letras inspiram-me através da mensagem que transmitem. No meu top 3 estão os álbuns: Erotica, Immaculate Collection e o brilhante Confessions on a Dancefloor. Apesar de não gostar tanto dos seus últimos trabalhos, como dos anteriores, posso afirmar que nunca me irei cansar dela.
Feita a minha homenagem, deixo o vídeo da minha música favorita: Express Yourself.

Sem comentários: