terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AMIZADE


As mudanças que vão ocorrendo nas nossas vidas fazem com que tenhamos de nos ajustar constantemente. À medida que avançamos, o tempo começa a ser algo difícil de gerir, torna-se escasso. Temos de nos dividir entre trabalho, família, amigos... Acaba-se por perder o contacto com pessoas que outrora eram presença constante. Por vezes os laços de amizade não resistem a esse afastamento.
A amizade é o que mais prezo na minha vida, os meus amigos (a par com alguns membros da minha família) são o que de mais importante tenho. Considero que aquelas palavras proferidas nas cerimónias de casamento entre os noivos se aplicam melhor à amizade. Aos amigos sim se pode afirmar: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza...
Considero-me uma pessoa com muita sorte no que toca à amizade. Apesar de não estarmos sempre juntos, os laços que nos unem são muito fortes, nem mesmo o tempo e a distância os podem quebrar. Podemos não nos ver, nem falar durante meses, mas quando nos juntamos, é como se tivéssemos estado juntos ontem. É esse o derradeiro teste à amizade.
Dos meus amigos de infância permanece apenas uma, os restantes limita-mo-nos a estabelecer conversa de circunstância quando nos cruzamos na rua, perdeu-se a ligação. Este facto causa muita inquietação à minha mãe, que não compreende que se trata de um processo natural. As pessoas mudam, seguem rumos diferentes e, consequentemente, perdem a ligação que as unia numa dada altura.
Manter uma amizade é algo que exige algum esforço, capacidade de ajuste. Por vezes penso que não me esforço o suficiente. Será a minha vida tão preenchida que não tenho tempo para me sentar num café com um amigo e pôr a conversa em dia? Tudo passa pela gestão que fazemos do nosso tempo. Sinto-me em falta com alguns amigos, pelo que tenho de estabelecer contacto em breve.
Este post é dedicado aos meus amigos, às pessoas que desempenham um papel muito especial na minha vida!

2 comentários:

Bete Machado disse...

Amore,

Somos uns sortudos pelos amigos que temos. A distância só evidência mais a amizade.
Te hecho de menos!

Inês disse...

Adoro-te!...

...e tens toda a razão. Há coisas tão simples que podem fazer toda a diferença. Ainda assim vamos deixando que tudo se embrulhe e, quando damos por nós, já não encontramos a ponta do novelo. Com tudo isto acabamos por magoar, ainda que sem intenção, pessoas que nos são tão queridas.
(In)felizmente, acontece a todos.

Beijos e até amanhã, numa qualquer esplanada de Évora!